Ouvidos tocando de shows

Todos nós gostamos de ouvir nossa banda ou cantora favorita ao vivo em concerto de vez em quando. A música e o ritmo pulsam em nossas cabeças; a emoção da banda e da multidão é contagiosa! É uma experiência bastante agradável. Temos que abrir mão desse tipo de entretenimento para proteger nossa audição? Felizmente, a resposta é não, mas devemos estar cientes dos possíveis danos aos nossos ouvidos e à nossa audição e tomar as precauções apropriadas.

Tocando de ouvido!

Muitas vezes, depois de assistir a um concerto, ouviremos um zumbido agudo ou choramingar em nossos ouvidos. Alguns dizem que soa como estático, enquanto outros descrevem esse barulho que ouvem como um ruído branco. O zumbido da orelha pode durar alguns minutos, horas ou até alguns dias. Claro que isso pode ser preocupante e irritante. Qual é a razão para isso, ele vai embora, e está prejudicando minha audição? Tenho que parar de fazer algo que realmente gosto para evitar danos nos meus ouvidos?
Não há uma resposta simples para todas essas perguntas. Entender o que está acontecendo e tomar certas precauções pode ajudar a aliviar a mente e proteger o ouvido de danos.
Então, antes de cortar eliminar shows ao vivo de sua vida, entenda o que está acontecendo dentro do seu ouvido. Perceba que geralmente é um incômodo temporário, e apenas danos temporários, mas é um sinal de alerta com certeza. Se você faz shows barulhentos e ao vivo uma atividade frequente ou está intimamente envolvido em tal entretenimento regularmente, existem certas precauções que você deve tomar para evitar danos auditivos.

Para Músicos: como tirar músicas de ouvido?

Quando expostos a ruídos altos, as células ciliadas no ouvido interno reagem ao som alto. Sons prolongados e extra-altos fazem com que esses cabelos como células auditivas microscópicas se dobrem e vibrem enquanto produzem sinais nervosos que viajam para a parte auditiva do cérebro e nos dão som.
Os sons extremamente altos causam trauma nessas células nervosas, e as células ciliares muitas vezes continuarão a inflamar depois que a fonte alta se for, causando o zumbido no ouvido. Na maioria das vezes, esse zumbido de ouvido desaparece em minutos, horas ou, em alguns casos, um dia ou mais.
Fãs de shows e membros da banda podem querer proteger seus ouvidos usando tampões de ouvido. Ainda é possível experimentar o evento, ouvir o som, a batida e a emoção das multidões, mas protegerá o ouvido interno com essa camada adicional de proteção. Os tampões de ouvido são feitos agora para que sejam praticamente impossíveis de detectar que um deles os está usando.
Essa proteção geralmente será suficiente para evitar o zumbido causado pelos sons ultra altos e traumas extremos e dobra das terminações nervosas. Os músicos costumam usá-los o tempo todo quando estão se apresentando. Pode-se também querer considerar sua localização na sala de concertos, e não estar certo pelos alto-falantes.
Uma regra geral para ter em mente se alguém está preocupado com danos aos ouvidos e, posteriormente, zumbido é que se alguém tem que levantar a voz para fazer-se ouvir alguém de pé a três metros de distância, o barulho que não está em um nível seguro e danos poderiam ser feitos.
Cientificamente falando, não se deve expor a decibéis acima de 110, pois eles podem estar sujeitos a danos em seus ouvidos. 85 decibéis é tão alto quanto seguro, e este é aproximadamente o nível de som que se ouve quando está ao lado de um cortador de grama correndo.
Há outras medidas que você pode tomar. É importante educar-se sobre todas as causas e curas do zumbido se você ou um amigo pode estar experimentando sintomas de zumbido.